Analógico vs Digital

Nos tempos que correm a fotografia digital vai ganhando terreno face à fotografia analógica. A rapidez com a qual de pode observar o resultado e a sua economia têm justificado o início da sua previsível hegemonia. Hoje em dia, até os mais recentes telefones móveis têm câmara digital. Mesmo pessoas sem o hábito de fotografar começam a fazê-lo. Inclusivamente, a nível profissional o digiital também está a ganhar preponderância.

Embora o digital não consiga apresentar a mesma qualidade que o analógico, com os últimos desenvolvimentos a nível tecnológico têm feito com que os profissionais mais resistentes à tecnologia digital se rendam ás suas enormes vantagens. É evidente que exige alguma adaptação a esta nova forma de fazer imagens.

A nível de qualidade uma das principais diferenças é menos gama dinâmica, ou seja, a capacidade de registar diferenças de luminosidade. Enquanto que um filme negativo consegue registar uma diferença de 6 pontos de luz, os CCD´s registam uma diferença de 4. Esta diferença tende a desaparecer visto nos ultimos tempos termos assistido a alguns desenvolvimentos tecnológicos nesta área com o qual se tenta aumentar a gama dinâmica e fidelidade de côr dos CCD´s, melhorar o software de tratamento de imagem, objectivas adaptadas ao digital, etc.