Objectivas

A propriedade mais importante de uma objectiva á a sua distância focal. Esta está relacionada com o seu "ângulo de visão". As objectivas estão agrupadas em três grandes grupos: grande angular, normal e teleobjectiva conforme as suas distância focais.
As objectivas de 50 mm (câmaras 35 mm ou seu equivalente) são consideradas normais, têm uma visão semelhante ao olho humano em termos de escala e proporção.
As objectivas grande angular, com uma distância focal reduzida, cobrem um amplo campo visual (17 a 35 mm, para câmaras 35 mm ou seu equivalente).
As tele objectivas com a sua elevada distância focal permitem cobrir um campo visual muito mais limitado (70 a 300 mm, para câmaras 35 mm ou seu equivalente).
As ultra grandes angulares uma vasta área de cena, há objectivas que chegam a ter um ângulo de visão de 180º (menos de 16 mm, para câmaras 35 mm ou seu equivalente).
As tele objectivas longas permitem ampliar o ângulo de visão sendo muito utilizadas para fotografia de desporto e vida animal.
As objectivas macro permitem uma maior aproximação do tema a fotografar, muito utilizadas para fotografia de produtos e de pequenos animais (escaravelhos, borboletas, ...) ou flores.
As objectivas podem ser também classificadas de focal fixa ou zoom. A primeira tem uma única distância focal enquanto que a zoom tem uma gama de distâncias focais mais alargada, tipicamente 28 a 70 mm, 70 a 200 mm, 28 a 200.
As lentes de focal fixa oferecem uma maior qualidade mas a compra de uma vasta gama de objectivas torna-se bastante dispendioso e de difícil portabilidade. As objectivas zoom, regra geral oferecem uma boa relação qualidade/preço/portabilidade.