Tipos de Câmaras

As câmaras/máquinas fotográficas podem dividir-se pelo formato de suporte fotográfico que utilizam:
  • Grande Formato. Aparelhos que usam "chapas" de material fotossensível. Câmaras grandes, pesadas, pouca flexibilidade e usadas normalmente para situações especiais quando é necessário muito grnades ampliações e qualidade extrema.
  • Médio Formato. Câmaras que usam filme 120 (inúmeras câmaras antigas eram médio formato) tirando fotogramas com dimensões habituais de 6x4,5; 6x6; 6x7 ou 6x9 (cm). É equipamento mais portátil que o grande formato, mas normalmente bastante dispendioso quando de qualidade e que ainda assim é usado muito mais frequentemente em estúdio. Ideal para grandes ampliações com grande qualidade.
  • Pequeno Formato. Câmaras que usam filme 135 (35 mm), APS ou mais pequeno. São o tipo de câmara mais usada em todo o mundo, geralmente muito portátil e flexível. A pequena área do fotograma, 36x24 mm para os 35 mm, não permite ampliações com a qualidade dos outros formatos, mas os avanços na tecnologia das emulsões das últimas décadas (e nos anos mais recentes dos sensores digitais que vieram ocupar este mesmo nicho de mercado) têm permitido permitido passar a usar o pequeno formato para quase qualquer tipo de aplicação, desde as fotografias de família até ao fotojornalismo e fotografia de estúdio.
As máquinas fotográficas 35 mm podem ainda apresentar-se em 3 formas principais:
  • Compactas. Podem facilmente ser usadas por qualquer pessoa com ou sem conhecimentos de fotografia. Simples ou com funções automáticas servem essencialmente para "apontar e disparar" sem preocupações. Não são geralmente flexíveis suficiente para se entrar em campos mais específicos da fotografia onde se exija mais controlo do processo fotográfico.
  • Máquinas de Visor. Máquinas que permitem uma flexibilidade muito maior a nível criativo e um controlo muito maior sobre o processo fotográfico. O nome vem do modo como o fotógrafo vê e foca o quadro antes de fotografar. A imagem no visor (de óptica dupla) não passa através da objectiva e por isso o processo de aferir a focagem é diferente e têm de ser resolvidos outros problemas relacionados com o facto da imagem no visor não ser exactamente o que a máquina vai registar (paralaxe). Em contrapartida a construção das objectivas não é tão exigente e por isso consegue-se equipamento mais pequeno que nas reflex. Muitos profissionais famosos usaram e ainda usam máquinas destas (como a famosa Leica) pela sua portabilidade e reputada qualidade optica das suas objectivas intermutáveis. As leis de mercado ditam que sejam contudo mais caras que as Reflex.
  • Máquinas Reflex. Abreviatura de Single Lens Reflex. Permitem um nível de controlo do processo fotográficosemelhante ás máquinas de visor. Como nas máquinas de visor, quase todas as reflex têm lentes intermutáveis. Têm apenas um sistema óptico. A imagem que vai impressionar o filme é reflectida por um espelho para o prisma que apresenta a imagem no visor exactamente como vai ser fotografada depois do espelho ser levantado quando se pressiona o botão de disparo. São as máquinas mais usadas em todo o mundo desde os amadores principiantes que pretendem mais que recordar momentos até aos grandes prfissionais da fotografia.
No mundo da fotografia digital existe sobretudo a gama da compactas e a gama das reflex que ocupam os mesmos nichos de mercado que as equivalentes analógicas de 35 mm.